O mês de junho é considerado pela comunidade LGBTQIA+ como o Mês do Orgulho, período quando ocorrem comemorações a nível mundial, sendo o dia 28 de junho o dia do Orgulho LGBTQIA+.
A comunidade LGBTQIA+, como um movimento político e social, conta com progressos significativos e já deu grandes passos nas últimas décadas, e muitos dos avanços e da visibilidade desta comunidade, também conta em parte, com o contributo das marchas, desfiles, comemorações e atividades realizadas anualmente, ao redor do mundo, para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Por mais que seja possível, reconhecer muitos avanços para a comunidade LGBTQIA+ ao longo dos anos, e existam eventos de comemorações do Orgulho que atraem milhões de visitantes, como os de Madrid, São Francisco e São Paulo, é necessário lembrarmos que em muitos países ainda vigoram leis que permitem discriminação e/ou perseguição de pessoas LGBTQIA+.
Porque é que junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+?
Celebra-se o Orgulho LGBTQIA+ em junho, tendo em conta a “Revolta de Stonewall”, que aconteceu em junho de 1969, e foi o grande passo para o nascimento do movimento dos direitos da comunidade LGBTQIA+.
Em junho de 1969, em Nova York, um grupo de pessoas LGBTQIA+, já cansadas com o abuso policial e com a discriminação contra pessoas LGBTQIA+, revoltou-se após uma operação policial realizada no Stonewall Inn, um bar Gay localizado na Christopher Street em Greenwich Village.
Passado um ano, em junho, foram organizadas manifestações nas cidades de Nova York, São Francisco e Los Angeles, para celebrar 01 Ano da “Revolta de Stonewall”, e ao longo dos anos outras cidades ao redor do mundo, foram aderindo à esta comemoração realizando suas próprias manifestações para a celebração do Orgulho LGBTQIA+.
28 de junho, dia do Orgulho LGBTQIA+, é uma data para celebrar e reconhecer o valor e o impacto da “Revolta de Stonewall” para a comunidade LGBTQIA+, para o reconhecimento e conquista de direitos e para a visibilidade das pessoas LGBTQIA+.
Sabendo que ainda, existe um longo caminho a percorrer, pela visibilidade, pelo respeito, pelo combate à discriminação e preconceitos e pela celebração da diversidade da comunidade LGBTQIA+.
No mês do Orgulho LGBTQIA+, o Kabu Koloridu deixa a todos uma mensagem de amor, de respeito, de interajuda e muito orgulho LGBTQIA+, lembrando a toda comunidade LGBTQIA+, que a equipa Kabu Koloridu vai continuar a trabalhar para a visibilidade da comunidade, para desconstruir preconceitos e celebrar a diversidade, divulgando conteúdos relevantes, informativos e pedagógicos sobre a comunidade LGBTQIA+, suas lutas e desafios, suas conquistas, e colaborar para dar “voz” às pessoas LGBTQIA+, confirmando que “SIM, Nós Existimos”!